YUBA ニュース

ニュース
プロフィール
歴史
生活
仲間達
文化活動
芸術の広場
ユバ劇場
所在地
ありあんさ通信

→日本語のページへ

 
 

HISTÓRICO

1906 
Nasce lSAMU YUBA, em Nashio, localizado no bairro Shioze, na cidade de Nishinomiya, da Província de Hyogo.

1924 
A Nihon Rikkokai e a Shinano Kaigai Kyokai (Associação Ultramarina de Shinano)da Província de Nagano, criam a colônia de assentamento de imigrantes japoneses, denominada Fazenda Aliança.  

1926 
Isamu chega à Fazenda Aliança, acompanhado do pai Tamenosuke e de sua família, vindos diretamente do Japão. Em setembro, já organiza um time de baseball e excursiona à São Paulo em 1927, ganhando por três anos consecutivos o Campeonato Brasileiro.

1928 
Foi criada a Estação de Treinamento Agrícola da Rikkokai em Terceira Aliança (denominada Fazenda Watanabe), atraindo os jovens do Japão.

1935 
Com o lema "Criação de uma nova Cultura", Isamu adquire 40 alqueires de terra em Formosa e, com alguns companheiros, inicia a implantação de uma fazenda comunitária.  

1938
 
Com o lema "Vivendo à Terra" introduz a avicultura, visando, com isso. a agricultura fertilizada.

1939 
Funda a "Aliança Sansei-Ren.I (Liga Rural dos Moços), antecipando, assim, o surgimento do movimento "Zenpaku-Sansei-Ren" (de iniciativa do Kenkiti Shimomoto e outros). 。

1941 
Tem início a Segunda Guerra Mundial.

1947 
Contando com 220 mil aves, a comunidade torna-se a maior granja avícola da América do Sul.
 
1948 
Com a aquisição de um piano, começa-se a formar um Coral, apreciação de músicas, através de discos.

Com o desenvolvimento e ampliação da avicultura, foi construída a garagem, incluindo local de seleção, empacotamento de ovos e casa de mixagem de rações; e no local mais amplo da comunidade, foi construído o palco provisório. A partir daí, o local das apresentações natalinas foi transferido da cozinha da comunidade para este palco, e suas apresentações foram abertas ao público em geral.

1956 
Fevereiro - A comunidade entra em falência. Com o despejo. a comunidade sai de Formosa. Junho - Encontram um novo terreno, e formam a nova comunidade, onde permanecem até hoje.

1961 
Chega o casal Hisao Ohara (escultor) e Akiko Ohara (bailarina). Nasce, assim, a nova fase cultural com a construção do Teatro Yuba. Com a união de todos os adultos e crianças, o teatro é construido em uma semana, tornando possível a comemoração do Natal, neste ano. A partir de então, o treino de balé vira rotina.

1965 
O balé foi bastante considerado pelo então Secretário do Interior do Estado, Dr. Juvenal Rodrigues de Moraes, que conseguiu recursos financeiros para tornar possível a sua apresentação em dez cidades do interior paulista, tais como: Promissão, Biriguí, Pirajuí, etc..

1966 
Pela primeira vez, o balé é apresentado na capital paulista (Cine Niterói).

1971 
Convidado pela Primeira Dama, Sra.Garrastazu Médice. o grupo apresentou-se em Brasllia.

1974 
Outubro: Visita do Embaixador do Japão, Sr. Atsushi Uyama, que participava da comemoração de 50º Aniversário da Colonização de Primeira Aliança e a inauguração da estrada da Aliança. Foi montado um palco improvisado no campo de baseball da Primeira Aliança para apresentação do balé de boas vindas aos visitantes. Após a apresentação, os convidados VIPs hospedaram na comunidade.  

1976 
Fevereiro- Inaugura-se a Biblioteca.
Junho - Comemora-se o Cinqüentenário da Comunidade Yuba, com a presença do Presidente da câmara, da cidade de Nishinomiya, sr.Yoneji Yagui (conterrâneo de Yuba).     
Dezembro - Morre Isamu Yuba aos 70 anos. )

1978 
Primeira excursão do Balé Yuba ao Japão. Concomitantemente, representa o Brasil na comemoração dos 70 anos da lmigração Japonesa.

1986 
Convidado para o Cinqüentenário da lmigração Japonesa no Paraguai, o grupo apresenta-se no Teatro do Estado, em Assunção, capital.

1991 
Excursão, pela segunda vez, ao Japão. atendendo ao convite para comemorar os 40 anos da NIPPON SEINEN KYOGUIKAI (espécie de Congresso de Moços do Japão) e, 70 anos da NIPPON SEINEN KAIKAN, Fez um turnê de Tóquio à Gunma, Kagoshima, etc.. somando-se treze localidades e dezesseis apresentações.

1994 
Em comemoração à inauguração da sede da Associação dos japoneses do Oeste Amazônico, apresentou-se no Teatro Amazônia, em Manaus.

1997 
Na presença do Casal Imperial, o Balé Yuba apresentou-se no Ginásio do Ibirapuera em São Paulo.  

Por ocasião da abertura do Museu Cultural de Mirandópolis (antiga Estação Ferroviária). o deputado federal Jorge Maluly Neto recebe a visita do Ministro de Cultura, Francisco Weffort, que assistiu à apresentação do Balé Yuba, no Teatro Yuba.

1998 
Tetsuhiko Yuba, recebe o prêmio pelo incentivo cultural da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.
Akiko Ohara, recebe o título de cidadã de honra da Câmara Municipal de Mirandópolis, pelo seu incentivo cultural.

1999 
Inauguração do Memorial "Kitahara - Wako". Transferência e restauração das antigas residências dos fundadores da Fazenda Aliança,Chikazo Kitahara e Shungoro Wako, para dentro da Comunidade Yuba.  

2001 
Através do projeto do pintor KAZUO WAKABAYASHI, inauguramos o jardim do Escultor "HISAO OHARA", onde estão expostas, algumas de suas obras.   

2003 
Setembro - Morre Tetsuhiko Yuba aos 70 anos.
17 de novembro -Tornou-se juridicamente reconhecida Associação Comunidade Yuba-Pres.Luiz Tsuneo Yuba. 

2004 
15/11 apresentação de balé no Teatro Yuba em homenagem ao governador YASUO TANAKA, da Província de Nagano - Japão.
24/11 apresentação do GRUPO TEATRAL 1980 (Japão) no Teatro Yuba

2005 
05/21 apresentação do GRUPO TRADICIONAL EDO - MARIONETES (Japão) no Teatro Yuba.
03/06 apresentação de balé na cidade de Araçatuba- SP em comemoração ao Centenário do ROTARY CLUB.
06/08 apresentação de balé na COLÔNIA PIRAPÓ - Paraguai em comemoração aos 45 anos da comunidade.
12/17 apresentação de balé no Auditório Bunkyo na cidade de São Paulo em comemoração aos 50 anos da ASSOCIAÇÃO CULTURAL NIPO BRASIL.

2006 
17/06 apresentação de balé no Teatro Yuba, intercâmbio do Projeto Joaninha e Balé Stagium da cidade de São Paulo - SP. 
30/09 apresentação de balé no Teatro Pedro II em comemoração aos 150 anos da cidade de Ribeirão Preto-SP

2007 
Maio apresentação de balé no Teatro Yuba de boas vindas aos rotarianos dos Estados Unidos e Canadá.
23/06 apresentação de balé no Convention Center na cidade de Santos-SP em comemoração ao dia da Imigração Japonesa.
30/08 apresentação da cantora japonesa ATSUKO KUDO (que reside na Alemanha) no Teatro Yuba.
30/11 apresentação de balé na CAIXA CULTURAL SÃO PAULO - SP na abertura da exposição fotográfica “Yuba - Onde a arte vive da terra” de Lucille Kanzawa.

2008 
23/02 apresentação do GRUPO TEATRAL 1980 (Guekidan Hati Maru) “Deixa pra lá” no Teatro Yuba, em comemoração ao Centenário da Imigração Japonesa no Brasil. 05月27日08/03 apresentação de balé na cidade de Mirandópolis - SP para os membros do LIONS CLUB - 3º Conselho Distrital LC 8 Brasil.
27/05 apresentação de balé no Teatro Yuba de boas vindas à SERGIO MAMBERTI e AMÉRICO CORDULA do Ministério da Cultura - Secretaria de Identidade e Diversidade Cultural - Brasília.     
19/07 apresentação de balé no Auditório ANHEMBI, na cidade de São Paulo, em comemoração ao Centenário da Imigração Japonesa no Brasil.
01/08 cerimônia de entrega do Diploma de Honra ao Mérito, concedido pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, Masahiko Komura, em comemoração ao Centenário da Imigração Japonesa e ao Ano do Intercâmbio Brasil - Japão, na cidade
07/10 Cerimônia de entrega das insígnias da 14ª.edição da Ordem do Mérito Cultural, em homenagem ao centenário da morte do escritor Machado De Assis. concedido pelo Ministro Da Cultura, Juca Da Oliveira, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. de São Paulo- SP.

2009 
17/11 Contemplação do projeto "Cultivar a Arte"de 300 novos Pontos de Cultura do
Est. de São Paulo.

2010
21/02 Início de atividades do Pontos de Cultura "Cultivar a Arte", Oficinas de
Músicas.
01/05 Lançamento do livro"YUBA",fotografias de LUCILLE KANZAWA em
Pinacoteca do Est. de São Paulo.

* Atualmente, a Comunidade Yuba é composta de Issei “primeira geração” à Yonssei “quarta geração”, com 24 famílias, num total de 60 pessoas. A linguagem utilizada dentro da Comunidade é a língua japonesa e, as crianças e jovens, freqüentam a escola estadual.
A principal atividade econômica da Comunidade é a fruticultura; as frutas colhidas de; goiabas, abacaxis, e mangas, são transportadas à CEASA (CEAGESP) da Capital e cidades proximas da comunidade. Além da fruticultura, há outras culturas, tais como: avicultura, suinocultura, pecuária, e cultivo de cogumelo shiitake.
Sua atividade cultural não é restrita ao balé, há também, o teatro, o Coral, recitais com vários instrumentos musicais, a pintura, a cerâmica, o haicai e o artesanato. Como atividade desportiva, há aulas e orientações de basebal, de atletismo e de outras modalidades, estas são dadas não sòmente aos jovens da Comunidade, mas também aos jovens das Alianças. As aulas de língua japonesa são ministradas às crianças e aos jovens.
Os resultados anuais das atividades culturais são apresentados nos dias 25 e 30 de dezembro de cada ano, com o nome de “Evento Natalino” no Teatro Yuba que situa na própria Comunidade, e são apreciados pelo público em geral.
O número de apresentações do Balé Yuba, a partir do evento realizado no Natal de 1961 até hoje, é de 860.